O prefeito Sandro Mabel lançou nesta quinta-feira (2) o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito e priorizar o transporte coletivo em Goiânia. A Avenida Jamel Cecílio foi escolhida como o corredor piloto do projeto, que prevê intervenções em 14 trechos críticos ao longo de seus 4,4 km.
Nos primeiros 100 dias, a prefeitura pretende desobstruir 100 quilômetros de vias em 10 corredores prioritários, como as avenidas 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco e T-10. A expectativa é que, ao longo de 18 meses, o programa atinja 250 km de vias.
O prefeito destacou que o projeto faz parte de uma política pública moderna e integrada. “Queremos uma cidade mais fluida, com transporte público eficiente, respeito aos motociclistas e prioridade para pedestres e ciclistas”, afirmou.
Na Jamel Cecílio, as intervenções incluem a implantação de uma terceira faixa, ajustes na geometria viária, reprogramação de semáforos, remoção de obstáculos e modernização da sinalização. As medidas visam reduzir congestionamentos em 30% e aumentar a velocidade média de 15,2 km/h para 20 km/h nos horários de pico.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu, explicou que a escolha das vias prioritárias foi baseada no fluxo de veículos. “Estudos indicam que as intervenções no corredor Jamel Cecílio são urgentes, devido ao alto volume de tráfego e sua importância estratégica para a cidade”, disse.
A modernização tecnológica também será parte do programa, com a implantação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), monitoramento por câmeras e semáforos eletrônicos inteligentes. Esses equipamentos vão priorizar o transporte coletivo, reduzindo o tempo de viagem para os usuários.
Outra novidade anunciada pelo prefeito foi a permissão para que motocicletas utilizem os corredores de ônibus em pontos estratégicos, medida que começa na próxima segunda-feira (6).
As mudanças fazem parte do plano de Nova Mobilidade, que visa reorganizar o fluxo viário, reduzir congestionamentos e oferecer mais eficiência e conforto no transporte coletivo para a população de Goiânia.