*Destaque, Brasil, Política Presidente Lula lamenta morte de Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou pesar nesta quarta-feira (26) pelo falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, aos 77 anos. A morte foi confirmada pela administração municipal durante a manhã.

Em nota, Lula, que se encontra em viagem oficial ao Japão, destacou a trajetória de Noman no serviço público e a parceria entre os dois políticos. “Recebi com muita tristeza a notícia sobre o falecimento de Fuad Noman, nosso querido prefeito de Belo Horizonte, com quem tive a honra de estar lado a lado na luta que permitiu a vitória da democracia sobre o autoritarismo em 2022 no Brasil e em 2024 na capital mineira”, escreveu.

Noman, do PSD, foi eleito prefeito de Belo Horizonte no segundo turno das eleições municipais de 2024, derrotando Bruno Engler (PL). Antes disso, Lula venceu o ex-presidente Jair Bolsonaro na disputa presidencial de 2022.

“Sua partida representa uma perda para as mineiras e os mineiros, mas também para todo o serviço público brasileiro ao qual dedicou a sua vida, sua inteligência e sua experiência”, afirmou o presidente. Lula também mencionou a carreira de Noman como servidor federal, gestor de secretarias em diferentes esferas de governo e presidente de empresas estatais.

O prefeito estava internado desde 3 de janeiro para tratamento de uma pneumonia. Seu estado de saúde agravou-se, e ele sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite de terça-feira (25).

O vice-prefeito Álvaro Damião, que já exercia interinamente o cargo, assumirá definitivamente a prefeitura da capital mineira.

O corpo de Fuad Noman será velado na tarde desta quinta-feira (27) em cerimônia aberta ao público, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, no centro da cidade.

Com informações da Agência Brasil

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados