O presidente russo, Vladimir Putin, ainda nega a proposta de cessar-fogo por 30 dias, feita por Kiev e pelos Estados Unidos.
O conflito entre Rússia e Ucrânia, que se intensificou em 2022, está passando por novos episódios: já é o terceiro dia consecutivo de ataques mútuos, e durante a madrugada desta quarta-feira (7), um ataque feito por drones de Kiev (Ucrânia) obrigou Moscou a fechar os aeroportos da cidade.
A escalada dos eventos acontece dois dias antes de um importante feriado russo: a comemoração dos 80 anos desde a vitória do país sobre a Alemanha nazista da Segunda Guerra Mundial. O feriado, previsto para sexta-feira (9), é composto por desfiles cívico-militares e contará com a presença de, ao menos, 30 líderes mundiais, como: Xi Jinping, presidente da China; Miguel Díaz-Canel, de Cuba; Nicolás Madura, da Venezuela; o presidente Lula; dentre outros.
Em comunicado, a assessoria do presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o evento deve acontecer mesmo com o conflito de hoje.
Vale destacar também que Putin havia solicitado um cessar-fogo de três dias para esta semana. Porém, o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, recusou a proposta, a classificando como hipócrita, além de afirmar que não é de sua responsabilidade “criar uma atmosfera agradável” durante a comemoração russa.
Fonte: O Popular.
Crédito da imagem: Reprodução/Sputnik.