O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, cumpre nesta terça-feira (26) uma agenda estratégica em Brasília, onde será recebido pela bancada goiana na Câmara dos Deputados. O objetivo principal é garantir a apresentação de emendas parlamentares que viabilizem recursos para a saúde da capital. “Estou confiante que vamos conseguir recursos para mudar a realidade da saúde de Goiânia”, destacou Mabel.
Antes da viagem à capital federal, Mabel participou de uma reunião nesta segunda-feira (25) na Secretaria Estadual de Saúde (SES), com o secretário Wilson Pollara, técnicos da área e vereadores eleitos. No encontro, o prefeito eleito detalhou ações imediatas para a abertura de até 40 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ainda este ano, com a ativação inicial de 20 leitos.
Desses, 20 leitos serão instalados no Hospital Ruy Azeredo, no Bairro Ipiranga, e outros 10 na Santa Casa de Misericórdia. A previsão é que, se necessário, mais 10 leitos sejam incluídos para reforçar a capacidade de atendimento. “Queremos começar o próximo ano com 40 leitos a mais de terapia intensiva, garantindo assistência mais digna para quem precisa”, afirmou Mabel.
O prefeito eleito ressaltou o apoio do governador Ronaldo Caiado e o alinhamento com o secretário estadual de Saúde, Rasivel Reis, e o secretário Pollara. “Estamos em uma força-tarefa com técnicos, fornecedores e gestores para superar os desafios. Nosso compromisso é pagar as contas e garantir o funcionamento pleno das unidades”, disse.
Mabel também adiantou outras medidas, como o fortalecimento das chamadas salas vermelhas, destinadas ao atendimento de urgência, para oferecer cuidado qualificado a pacientes em estado crítico.
Sobre a reunião desta terça-feira, marcada para as 17 horas com senadores e deputados federais, Mabel reforçou a importância da parceria política. “Queremos garantir recursos extras para equipar unidades, contratar profissionais, garantir medicamentos e reabastecer a saúde. A saúde de Goiânia será uma prioridade, e vou cuidar disso pessoalmente”, concluiu.