*Destaque, Brasil, Notícias Gerais, Política Sociedade civil poderá participar de Conferência do Meio Ambiente

Dentre as discussões de propostas, o evento também irá apresentar questões sobre o Marco Regulatório e políticas de enfrentamento dos incêndios ocorridos no período de seca

Em entrevista, nesta segunda-feira (5), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, falou sobre a participação da sociedade civil durante os debates da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que acontece a partir desta terça-feira (6) até sexta-feira (9), em Brasília.

Ainda em fala ao Bom dia, Ministra, do Canal Gov, afirmou que o objetivo é criar um banco de sugestões para futuros projetos, bem como, buscar orientações para criar e executar políticas públicas ambientais. “É um acervo de ideias para qualquer gestor público acessar. Elas beneficiam não apenas o governo federal, mas o municipal, estadual e também diferentes segmentos da sociedade.”, explicou ela.

Além disso, dentre as 540 propostas coletadas em reuniões anteriores, será compilada, em um caderno, 100 delas para serem apresentadas e discutidas na Conferência desta semana. Dentre os projetos, está o Plano Clima, o qual propõe uma economia nacional de baixa emissão de carbono e mais sustentabilidade até 2035. 

Outro tema que será tratado, de acordo com a ministra, é sobre as estratégias de combate aos incêndios florestais, que acontecem com frequência no período de seca. A Lei de Manejo Integrado de Fogo, foi sancionada em 2024, e criou um comitê para acompanhar e estudar sobre as queimadas que acontecem nos próximos meses, e também, instigar os estados a prepararem decretos próprios de enfrentamento do problema.

Fonte: Agência Brasil.

Crédito da imagem: Reprodução/Fábio Rodrigues.

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados