*Destaque, Goiás, Notícias Gerais UFG, Anatel e TRE-GO lançam plataforma de detecção de fake news em abril

Em ação conjunta, a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), lançarão, até o final deste mês de abril, uma nova plataforma de combate à desinformação. O principal objetivo é identificar conteúdos e informações enganosas presentes nas redes sociais, especialmente durante os períodos eleitorais.

A produção, pensada desde as eleições de 2022 com o nome de “Avaliação de Impacto da Web 3.0: descentralizada, imersiva, semântica, centrada no usuário e conectada com o mundo físico”, foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da universidade goiana, com coordenação do professor Fabrício Benevenuto. Ela usará recursos tecnológicos como a inteligência artificial, para detectar e sinalizar quais são essas fake news, levando a informação a jornalistas, pesquisadores e ao público em geral.

Segundo o diretor do Instituto de Informática (INF), Eliomar Araújo, a plataforma foi pensada para contribuir com um processo eleitoral transparente e informativo dentro da democracia, bem como promover uma relação harmônica entre Estado e sociedade. Além disso, informou em palestra na ocasião da parceria que o sistema irá preencher lacunas teóricas sobre a tecnologia no contexto da desinformação.

Os canais de informação destes agentes divulgarão mais detalhes; até agora, sabe-se que também será passada informações de como as fake news se comportam no ambiente virtual, isto é, como se espalham e como identificá-las.

Crédito da imagem: Reprodução/Universidade Federal de Goiás

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados