A situação foi controlada ainda hoje, de acordo com a própria Vale. E a Prefeitura afirmou que órgãos municipais estão investigando as causas do ocorrido
Na manhã desta segunda-feira (28), moradores de Brumadinho (MG) acionaram as autoridades municipais e o Corpo de Bombeiros ao perceberem um vazamento em uma instalação da mineradora Vale. Mas, posteriormente, a empresa afirmou que, na verdade, o ocorrido se tratou de um rompimento no sistema de aspersão – esse mecanismo, segundo eles, ajuda a minimizar a poeira, ao borrifar água em uma via não pavimentada.
A preocupação dos moradores deve-se pelo fato de que a estrada em questão, no trecho Alberto Flores, é próxima à mina Córrego do Feijão, em que ocorreu a tragédia de 2019, quando três barragens da empresa romperam, causando um dos maiores desastres socioambientais do país.
Em nota, a mineradora afirmou que não houve rompimento em nenhuma estrutura que possa apresentar perigo, e também, que o acúmulo de água presenciado pelos moradores ocorreu às 9h, em função do vazamento no tubo de aspersão.
A prefeitura da cidade também falou do assunto, e segundo ela, agentes do Serviço de Transporte e Trânsito (Setrans) foram até o local para auxiliar os motoristas que estivessem próximos do incidente, já que a quantidade de água acumulada atrapalhou o trânsito da região. E ainda, que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai investigar possíveis danos ambientais, bem como, a causa do vazamento.
Fonte: Agência Brasil.
Crédito da imagem: Reprodução/Maria Júlia Nascimento.